Mais Cultura nas Escolas

“O contato com a linguagem teatral ajuda crianças e adolescentes a perder a timidez, a desenvolver e priorizar a noção do trabalho em grupo e a se sair bem de situações onde é exigido o improviso”

Com a coordenação do diretor e pesquisador teatral Fabiano Moreira e com a colaboração dos atores e técnicos da companhia, a ideia principal deste projeto é introduzir no contra turno escolar, um curso de teatro com duração de seis meses, que tem por objetivo abrir espaço para aquele aluno que busca por conhecimento artístico, de modo a ampliar as suas habilidades e melhorar a interação com a vida e com o mundo ao seu redor.

Alunos da Escola Castro Alves 

MODUS OPERANDI

Todo processo do curso se dá de forma colaborativa, onde todos os agentes envolvidos têm liberdade propositiva na construção da cena. Esse tipo de processo organiza-se a partir da escolha de um tema e do acesso irrestrito de todos a todo material de pesquisa da equipe. Após esse período investigativo, ideias começam a tomar forma, propostas de cena são feitas por quaisquer participantes e a dramaturgia pode propor uma estruturação básica de ações e personagens, com o objetivo de nortear as etapas seguintes…

Toda a estrutura necessária para realizar uma apresentação teatral como cenário, figurinos, trilha sonora, maquiagem e iluminação, também fazem parte da proposta e serão produzidos pelos próprios alunos, e o resultado, será apresentado para a comunidade escolar.


Duração: Seis meses

Carga horária: 72 horas.


JÁ REALIZAMOS

Com o apoio do Governo Federal, através do Programa Mais Cultura nas Escolas, foi possível realizar este projeto em duas escolas municipais de São Paulo; em 2013 formamos uma turma do 6º ano na E.M.E.F Marcílio Dias e em 2015 uma turma do 8º e 9º ano na E.M.E.F Castro Alves.


Na Marcílio Dias a turma optou em trazer para cena a adaptação do clássico – O Fantasma da Máscara.

Na Castro Alves, Histórias da Vila, foi escrita e encenada pelos alunos. A apresentação aconteceu na Fábrica de Cultura da Brasilândia.


Leve o teatro para sua escola!

Se você tem interesse em montar uma turma na sua escola, mande uma mensagem pelo whatsapp: (11) 98316-7188.